Trabalhador infectado pela Covid-19 tem direito ao auxílio-doença?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Trabalhador infectado pela Covid-19 tem direito ao auxílio-doença?

É um assunto que tem gerado muitas dúvidas para o trabalhador que infelizmente foi vítima do Coronavirus. E a situação fica mais complicada com as agência do INSS fechada dificultando o trabalhador recorrer ao auxílio doença. Mas já podemos responder que sim, em alguns casos você poderá receber o auxílio doença por causa do Covid-19

Primeiro veja os requisitos que você precisa preencher para recorrer ao auxílio:

1. Você precisa comprovar por meio de atestado médico que está incapacitado temporariamente para o trabalho. Então não basta ter sido contaminado pelo Coronavírus, vai depender das sequelas e danos que você sofreu no período de internação.

2. Estar afiliado ao INSS e ter pago no mínimo 12 contribuições mensais à Previdência Social.

O benefício será calculado assim que o trabalhador é afastado do trabalho. Na regra normal do auxílio doença a pessoa empregada passa ter direito a partir 16º dia de afastamento, sendo que os primeiros 15 dias são pagos pela empresa. No caso do coronavírus esse prazo passa contar desde o primeiro dia de afastamento do trabalho

Novidade nas regras do benefício de auxílio-doença em época de Covid-19

Desde abril de 2020, com a publicação da Lei 13.982 foi estabelecida diversas medidas de proteção somente para este período de combate da pandemia do Covid-19. Dentre essas medidas está a antecipação de um salário mínimo para os segurados que têm direito ao benefício de auxílio-doença.

Conforme a lei para este período o auxílio terá duração máxima de 3 meses, contan da data de início do benefício(DIB). Mas preste atenção a dois fatores que condiciona o benefício:

I – ao cumprimento da carência exigida para a concessão do benefício de auxílio-doença;
II – à apresentação de atestado médico, cujos requisitos e forma de análise serão estabelecidos em ato conjunto da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do INSS.

Esse salário para os primeiros 3 meses tem apenas caráter de Auxílio Emergencial e após esse período conforme a situação do trabalhador, ele poderá por meio de perícia junto ao INSS dar andamento no pedido do auxílio doença propriamente dito.

Como solicitar o auxílio doença mesmo com as agência do INSS fechada?

Muitas pessoas estão tendo dificuldades para solicitar o auxílio doença pelo aplicativo do INSS, mesmo os que conseguem a maioria dos pedidos tem sido negados. Assim com ajuda da GC Assessoria Documental você pode contar com a orientação profissional e a experiência de nosso especialista previdenciário

Estamos a sua disposição para recorrer aos seus direitos usando todos os meios sem te gerar dor de cabeça e perda de tempo, basta entrar em contato pelo nosso chat, onde nossos atendentes vão lhe prestar toda assessoria para você ter este recurso nesta hora tão necessária.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Entre em contato com nosso WhatsApp

022 99984-8182

Ou deixe seu telefone ou email que nossa equipe entrará em contato com você!

Conheça nosso trabalho em análise de documentos

Não deixe que a burocracia atrase o processo da sua indenização do seguro DPVAT. Ao contratar a GC Assessoria documental, você vai poder contar com confiança, experiência, comodidade. Estamos aqui para cuidar de toda a burocracia enquanto você cuida da sua saúde

022 99984-8182

Canais de atendimento

Fale pelo nosso WhatsApp

022 99984-8182

Atendimento em todo Brasil

Fale conosco para saber a unidade mais próxima de você

Nossa Empresa

GC ASSESSORIA DOCUMENTAL
CNPJ: 21 .572.775/0001 -01

Você teve processo negado, indeferido, suspenso ou bloqueado no INSS

Preencha abaixo para saber como resolver